segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Câmara Escura de Orifício e a Fotografia

Fotografia = foto(luz) + grafia (escrita).
A fotografia é a arte de criar imagens com a luz. Você pode estar se perguntando: como isso ocorre?
Através de um processo físico, ocorre a captação da imagem pelo equipamento e, com processos químicos (no caso da fotografia analógica), as imagens são captadas pela superfície fotossensível.
É possível aprender nas aulas de física que o mais simples sistema de formação de imagens é o que ocorre em uma câmara escura através do uso de um diafragma, ou seja, há uma caixa totalmente fechada com um pequeno orifício que permite a entrada de luz.  Dessa maneira, a imagem é formada na parede oposta ao diafragma, estando invertida (de ponta cabeça).
A luz caminha em linha reta (conforme ilustração abaixo – linhas A e B)  e, ao atravessar o  orifício na câmara escura, os feixes de luz se cruzam, deixando a imagem invertida e em tamanho menor.
O processo de captação da imagem pela câmera fotográfica é semelhante a formação da imagem através do olho humano. A íris do olho humano é o elemento que controla a quantidade de luz e pode ser comparado ao diafragma da câmera fotográfica.
O cristalino do olho tem a mesma função da lente da câmera, pois ambos tem como objetivo tornar as imagens nítidas. Porém, o cristalino, no intuito de focalizar as imagens, muda sua forma, enquanto a lente da câmera fotográfica – para cumprir a mesma função de foco da imagem -  é dotada de um movimento “para frente” e “para trás”.

A nitidez da imagem projetada na câmara escura está diretamente ligada ao tamanho do orifício em que há a passagem de luz. Quanto menor o orifício, maior será a nitidez da imagem, porém, diminuindo o tamanho da passagem de luz, há a perda de luminosidade na imagem formada.
Ao utilizarmos a lente no orifício, podemos resolver o problema de definição da imagem sem a perda de luminosidade ao diminuir o tamanho do orifício. Com o uso da lente, a imagem passa a ter melhor definição em relação aos traços, mesmo com orifícios maiores.  As lentes utilizadas na máquina fotográfica são convergentes e o conjunto dessas lentes é chamado de objetiva.
Agora que já sabemos como surgem as imagens no interior das câmeras fotográficas, que tal se aprendêssemos a criar nossa câmara escura, também conhecida como “pinhole”?
Segue abaixo projeto de como fotografar com uma câmara escura de orifício. Mãos à obra!
Outro site com muitas informações sobre como construir uma máquina fotográfica caseira é este: http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/frame.html
Fonte: http://fotografiacampinas.com.br/o-que-e-fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário